Rua José Marcelino de Camargo, 1041 - Salas 405 e 406, Centro - Barra Mansa/RJ
  • (24) 3323-8286
  • (24) 98813-3393

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Quer alugar carro por assinatura? Não deixe de seguir essas 5 dicas

Opção oferece mais segurança e conforto para motoristas, mas é preciso tomar cuidado com modelo escolhido e quilometragem limitada

Alugar um carro por assinatura tem se tornado uma opção cada vez mais comum tanto entre os motoristas de aplicativos quanto entre pessoas que desejam usar o veículo para trabalho ou lazer. A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) estima que a modalidade deve atingir 200 mil este ano, uma alta de 25% em relação a 2023. Em 2020, 80 mil contratos foram registrados. Se as estimativas se concretizarem, o segmento de veículos por assinatura crescerá 150% em apenas 4 anos. Mas, antes de optar pela assinatura, o cliente precisa tomar alguns cuidados, como a escolha do modelo e a verificação do plano. Confira algumas dicas.

SVU, sedã ou compacto?

A escolha do modelo do carro depende da necessidade do cliente. “Se a finalidade é o dia a dia na cidade, ir e voltar do trabalho, por exemplo, o modelo compacto pode ser mais prático e econômico. Já se a família é grande e a finalidade é o lazer e viagens, um SUV ou sedã é melhor”, afirma Bruno Leite, Diretor Executivo da Carflip Locadora, empresa de locação de veículos seminovos do Grupo Auto Avaliar.

Eficiência de Combustível

Modelos menores e híbridos costumam ser mais econômicos em termos de combustível, o que pode reduzir custos a longo prazo. Mas ainda há certa reticência dos consumidores em optar pelos carros eletrificados. Nesse sentido, o aluguel por assinatura pode auxiliar o condutor a testar esta modalidade e entender as diferenças. “Para diversos tipos de utilização, seja particular ou profissional, o carro elétrico pode ser uma opção muito viável, principalmente sob o ponto de vista de custos de se ter e manter um veículo”, lembra Leite.

Verifique a quilometragem

Os planos de aluguel por assinatura contam com um limite de quilometragem mensal, o que pode ser um limitador para quem usa o carro com frequência. A dica aqui é verificar se o plano que você está analisando atende às suas necessidades. Quantos quilômetros costuma andar por mês? Em algum momento pretende viajar? Qual seria o adendo no contrato caso pretenda usar uma quilometragem maior?

É namoro ou casamento?

Os contratos de aluguel por assinatura são de longo prazo e, na maioria das opções, o motorista não pode se apaixonar pelo veículo, pois terá que devolvê-lo ao final do contrato, mas existe no mercado a modalidade híbrida. “Para eliminar esse tipo de dor de cabeça para nossos clientes, oferecemos a possibilidade de, após o 12º mês de assinatura, comprar o veículo, utilizando 25% do valor pago como cashback”, destaca Leite.

Considere o Orçamento

Faça a simulação de quanto a mensalidade vai pesar no seu orçamento, pois o contrato é de longo prazo. Lembre-se de incluir custos adicionais como combustível e possíveis taxas extras. Além disso, observe se a assinatura contempla manutenção e seguro, o que pode ser uma vantagem. Confirme o que está incluso no pacote. “O ideal é assinar e se preocupar apenas com o combustível e dirigir. Saber exatamente quanto vai gastar ao mês sem se preocupar em custos adicionais é a grande vantagem desta opção”, destaca o executivo da Carflip.

*O conteúdo dos artigos são de responsabilidade do autor ou sua assessoria de imprensa e não representam necessariamente a opinião da Icnex.