Rua José Marcelino de Camargo, 1041 - Salas 405 e 406, Centro - Barra Mansa/RJ
  • (24) 3323-8286
  • (24) 98813-3393

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Decisão judicial proíbe Meta de Mark Zuckerberg de usar nome no Brasil

Presidente da Marpa, Valdomiro Soares, analisa decisão movida pela Meta Serviços em Informática S/A, empresa brasileira registrada desde 2008

Autor: Gabriel AmaralFonte: O Autor

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) proferiu uma impactante decisão na última quarta-feira, 28/02, proibindo a gigante americana de tecnologia Meta de utilizar esse nome no Brasil. A Meta Serviços em Informática S/A foi a autora do processo que resultou na determinação. Valdomiro Soares, presidente da Marpa, marcas e patentes e especialista em propriedade intelectual, explica como a decisão destaca a importância crucial do registro de marcas.

“O episódio entre a Meta brasileira e a Meta liderada por Mark Zuckerberg ilustra como a proteção de marcas é vital para evitar conflitos e preservar a identidade única de cada empresa. A decisão do INPI e a longa história de uso da marca pela Meta brasileira são fatores fundamentais. A proteção da propriedade intelectual é crucial para evitar disputas como essa, frisou".

A Meta brasileira argumentou que utiliza a marca há mais de 30 anos e obteve o registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) em 2008. A decisão, ainda sujeita a recursos, impede a Meta, liderada por Mark Zuckerberg, de usar o nome no Brasil. A determinação deve ser cumprida em até 30 dias, sob pena de multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento. "O caso da Meta ilustra a complexidade das questões relacionadas à propriedade intelectual, onde marcas globais enfrentam desafios ao expandir suas operações para diferentes jurisdições", reforçou Soares.

O especialista ainda destaca que a convivência entre as duas marcas tornou-se inviável, uma vez que ambas atuam no ramo de tecnologia, tanto no Brasil quanto no exterior. "A importância da propriedade intelectual se destaca nesse caso, onde a decisão judicial ressalta a necessidade de respeito às marcas locais e ao sistema legal brasileiro. Empresas globais precisam compreender e respeitar as nuances do ambiente de negócios em diferentes regiões para evitar disputas prejudiciais à reputação e aos negócios", reforçou.

Sobre a Marpa - Marcas e Patentes

O Grupo Marpa foi fundado por Valdomiro e Rosemari Soares. Há 36 anos atua no segmento de propriedade industrial com a Marpa - Marcas e Patentes, empresa líder no sul do Brasil, habilitada ao registro de marcas, patentes em todos os países do mundo e que é comandada pelo Diretor Executivo, William Soares. A empresa já registrou ao todo mais de 120 mil marcas e, somente no último ano, mais de 60 patentes. O Grupo Marpa, que possui Greice Soares como Diretora Administrativa e Financeira, está sediado em Porto Alegre/RS e conta com filiais e escritórios nos principais pontos estratégicos do Brasil como Goiás, Paraná e São Paulo.