Rua José Marcelino de Camargo, 1041 - Salas 405 e 406, Centro - Barra Mansa/RJ
  • (24) 3323-8286
  • (24) 98813-3393

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Especialista dá dicas de como ingressar no mercado de trabalho sem experiência profissional

De janeiro a agosto, 656.934 jovens buscaram a primeira oportunidade na plataforma do BNE

Autor: Débora GomesFonte: A Autora

No cenário competitivo do mercado de trabalho, conquistar o primeiro emprego pode parecer uma tarefa desafiadora, especialmente para jovens sem experiência profissional. De acordo com o BNE – Banco Nacional de Empregos, de janeiro a agosto deste ano, 656.924 pessoas se cadastraram na plataforma em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Os dados mostram que desse total, 53,53% eram mulheres e 46,47% eram homens.

Entre as muitas dúvidas que surgem nesse momento, saber o momento ideal para procurar o primeiro emprego é uma delas. De acordo com Francine Amadeu, gerente de Recrutamento e Seleção da Employer Recursos Humanos em São Paulo, explica que não existe um momento ideal.

“Determinar o momento ideal para ingressar no mercado de trabalho é uma experiência pessoal. Isso varia para cada indivíduo. A decisão deve ser tomada quando o jovem se sente preparado para explorar o mercado ou quando identifica uma área de interesse clara”, diz.

O mais importante, explica, é estar preparado. “Cursos generalistas, como idiomas e habilidades em software, são importantes. Manter o currículo atualizado com informações relevantes sobre escolaridade e habilidades técnicas é essencial para atrair a atenção dos recrutadores”, alerta.

Veja outras dicas da executiva para quem procura o primeiro emprego.

Explore diferentes áreas e funções: de acordo com Francine, não existe uma área específica que seja ideal para os iniciantes. A oportunidade está mais relacionada à cultura da empresa do que a um setor específico. “Empresas que valorizam o desenvolvimento de novos talentos oferecem mais abertura a esses profissionais”, afirma.

Soft Skills: Como a experiência profissional é limitada, os recrutadores valorizam soft skills. Ser resiliente, ter facilidade de aprendizado, trabalhar bem em equipe e ser flexível são características fundamentais. Além disso, comprometimento e motivação são atributos essenciais que os empregadores procuram.

Vencendo o medo da entrevista: a especialista lembra que superar o medo e a ansiedade da entrevista é um desafio comum. Ela lembra que não existe resposta certa ou errada e que a autenticidade é a chave. “Os recrutadores buscam candidatos cujos valores e aspirações estejam alinhados com a cultura da empresa”.

Nunca desista: Uma dica importante é manter o currículo atualizado em sites de emprego e empresas desejadas, com cadastro nas seções “Trabalhe Conosco” das empresas de interesse. Para a recrutadora, a oportunidade certa surgirá e a perseverança é fundamental.

“Conquistar o primeiro emprego pode parecer um desafio assustador, mas com a orientação certa e uma mentalidade positiva, os jovens podem se destacar no mercado de trabalho, independentemente de sua falta de experiência. O segredo está na preparação, na autenticidade e na determinação. Com essas qualidades, todo jovem pode trilhar o caminho para uma carreira de sucesso.

Sobre a Employer Recursos Humanos

Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer que oferece serviços e tecnologia para Recursos Humanos possui mais de 35 filiais posicionadas estrategicamente no Brasil. A empresa atende algumas das maiores companhias do Brasil e do mundo, que buscam soluções eficientes e de alta tecnologia para o setor, com o objetivo de simplificar a rotina do RH.