Rua José Marcelino de Camargo, 1041 - Salas 405 e 406, Centro - Barra Mansa/RJ
  • (24) 3323-8286
  • (24) 98813-3393

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Inadimplência! Saiba como a assessoria contábil pode evitar que uma empresa vá à falência

Conselheira do CFC alerta que a inadimplência pode prejudicar a saúde financeira dos negócios. Dívidas de empresas brasileiras ultrapassam R$ 100 bi de acordo com o Serasa Experian

A inadimplência é um problema bastante presente dentro do setor empresarial brasileiro. Nos mais diferentes segmentos, ela é um grande empecilho para a saúde financeira de um negócio, e afeta seu crescimento e mesmo a sua continuidade. Segundo levantamento recente do Serasa Experian, no início do segundo semestre deste ano, cerca de 6,5 milhões de empresas estavam com as contas atrasadas, com dívidas que somavam algo em torno de R$117,5 bilhões.

Quando a situação sai do controle e se torna uma ameaça, buscar apoio de uma assessoria contábil qualificada pode ser a decisão mais acertada. Tanto na indústria quanto no setor de serviços, a Contabilidade é uma forte aliada no momento de detectar a elevação da inadimplência nos negócios e suas causas, independentemente do porte da organização que passa pela situação de instabilidade econômica.

A incapacidade de liquidar compromissos financeiros exige que se busque apoio de um profissional capaz de orientar na captação de recursos subsidiados, obtenção de menores taxas de juros, controle e acompanhamento rígido de prazos e vencimentos, de modo a reorganizar recebimentos e propor alternativas de negociação e quitação de dívidas. Procurar ajuda profissional evita prejuízos maiores e grandes desgastes provocados por longos processos judiciais.

“Considerando o fluxo de caixa, a assessoria contábil é capaz de fazer a detecção de elevação da inadimplência de uma empresa. Desta forma, consegue-se traçar um plano de reorganização, com orientação na captação de recursos a taxas que sejam exequíveis e tragam soluções aos problemas que se apresentam naquele momento. Isso pode evitar um colapso na empresa”, explica a conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Angela Dantas.

Outra função da consultoria contábil é orientar a empresa quanto à possibilidade de formação de uma reserva financeira emergencial, sobre a necessidade de adoção de práticas preventivas relacionadas às situações que levam à inadimplência e ao maior controle dos processos de gestão dos negócios.

Sobre o Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

O Conselho Federal de Contabilidade é uma Autarquia Especial Corporativa dotada de personalidade jurídica de direito público e tem, dentre outras finalidades, a responsabilidade de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio dos Conselhos Regionais de Contabilidade, cada um em sua base jurisdicional, nos Estados e no Distrito Federal; decidir, em última instância, os recursos de penalidade imposta pelos Conselhos Regionais, além de regular acerca dos princípios contábeis, do cadastro de qualificação técnica e dos programas de educação continuada, bem como editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional.

Mais informações: cfc@apexagencia.com.br