- (24) 3323-8286
- (24) 98813-3393
Mediação: compreendendo as diferenças para Pessoas Físicas e Jurídicas
Quando se pensa em resolver um embate de forma jurídica, o estresse, a morosidade e alto custo processual transformam uma divergência num verdadeiro caos na vida dos envolvidos
Quando se pensa em resolver um embate de forma jurídica, o estresse, a morosidade e alto custo processual transformam uma divergência num verdadeiro caos na vida dos envolvidos. Mas há soluções que propõem a resolução de problemas de forma legal, rápida e humanizada, como é o caso da mediação de conflitos, cujas audiências são realizadas em câmaras de mediação e arbitragem.
“As câmaras de mediação e arbitragem são ambientes segurança e contam com profissionais habilitados para a construção de acordos que se concretizem de forma sustentável, preservando relações pessoais e comerciais na continuidade ou na recuperação dos negócios”, afirma a advogada Ana Maria Esteves Kaiuca, fundadora da Câmara Equilibre, que atua há 13 anos nesta área.
Segundo a especialista, é importante que os envolvidos entendam que a mediação, diferente do judiciário tradicional, é um processo colaborativo em que um terceiro neutro, o mediador, facilita a comunicação entre as partes em conflito. “As pessoas físicas procuram este tipo de serviço para resolverem disputas familiares, conflitos de vizinhança e questões de divórcio. Já as empresas para resolver pendências entre parceiros de negócios, funcionários e clientes”, afirma Kaiuca.
Sobre os benefícios, para a pessoa física é ter uma posição mais ativa, podendo ambas as partes expressarem suas preocupações e necessidades em um ambiente menos formal, tudo isso com confidencialidade e validade jurídica - tal acordo pode ainda ser homologado no Tribunal de Justiça.
Já para os empresários o impacto maior é na redução de custos e otimização do tempo de resolução. “ A mediação pode ajudar as empresas a manter um relacionamento de negócios mesmo após a disputa, uma vez que o foco está na comunicação e no entendimento mútuo. Além disso, comparada a um processo judicial, costuma ser uma opção mais econômica, permitindo que elas economizem tempo e dinheiro”, explica Ana Maria.
Tudo na paz
Ao optar por uma forma alternativa de resolução de disputas como a Mediação, os envolvidos estão priorizando chegar a uma solução de modo colaborativo, mantendo, por meio do diálogo, os relacionamentos e controle do processo de tomada de decisão.
Solução especial para empreendedores do Rio de Janeiro
A Câmara Equilibre e IMAB, em parceria com o SPC Rio, uniram forças para oferecer a todos os empresários fluminenses uma nova alternativa para solução de conflitos acerca de inadimplência, contratos, questões trabalhistas e todas as demais pautas que sejam direitos disponíveis transacionáveis. A parceria busca promover a mediação e a arbitragem como meios de resolver litígios empresariais de forma efetiva e rápida, sem precisar recorrer ao Judiciário.
O custo varia de acordo com a complexidade da causa. “Sai bem mais barato do que um processo judicial e se os envolvidos desejarem posteriormente recorrer à justiça ainda se beneficiará com um desconto de 1% na taxa judiciária porque somos uma Câmara conveniada ao Tribunal de Justiça”, afirma a advogada Ana Maria Esteves Kaiuca.
Além disso, essa parceria oferece uma tabela de honorários com desconto para os associados do SPC Rio. Para mais informações, contate pelos e-mails ‘contato@equilibregc.com.br’ e adolfobraga@uol.com.br ou pelo WhatsApp ‘21 988641913’ e ‘11 98236-3220’.
Sobre Ana Maria Esteves Kaiuca
Formada em Direito e Administração de Empresas com especialização em Administração e Marketing pela FGV e em negociação pela ‘Teoria da Negociação de Harvard’ pela CMI Internacional - Harvard University, pós-graduada em ‘Negociação, Mediação e Métodos de Resolução de Conflitos’ pela Universidade Católica do Porto - Portugal, curso de especialização em ‘Mediação Familiar’ pela PUC-RJ e em ‘Mediação Organizacional EcoSocial’ pelo Instituto Trigon da Stuttgart, na Alemanha.
Além disso, é supervisora e instrutora em Mediação de Conflitos pelo CNJ, Mediadora Judicial Empresarial Sênior do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
A executiva também é professora convidada do Bootcamp e Summer School na Universidade Católica do Porto e possui certificações internacionais como mediadora Certificada pelo ICFML (Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos) de Portugal.
Sobre a Equilibre, Câmara de Mediação e Arbitragem
A Equilibre Gestão de Conflitos é uma empresa especializada em mediação, negociação e arbitragem, além de outros métodos de construção de consenso, que podem ser aplicados tanto em conflitos entre pessoas físicas quanto jurídicas. Outro braço da empresa é na área de educação, com treinamentos de capacitação em gestão de conflitos para executivos, gestores e advogados.