- (24) 3323-8286
- (24) 98813-3393
Falar ou não falar, eis a questão!
Será que é por isso que muitas vezes, mesmo com algo dentro de nós incomodando, nos corroendo, ainda assim nos calamos e não expressamos aquilo que está nos fazendo sentir mal
Escrevi um artigo um tempo atrás onde dizia assim: “As palavras são usadas para nos fazer rir ou chorar, podem nos ferir ou curar. Podem motivar ou desanimar. Oferecem esperança ou desolação.“ (se quiser ler este artigo anterior, clique aqui).
E hoje, eu gostaria de te fazer uma pergunta: Será que é por isso que muitas vezes, mesmo com algo dentro de nós incomodando, nos corroendo, ainda assim nos calamos e não expressamos aquilo que está nos fazendo sentir mal? Seria esse medo de magoar? De falar demais? De explodir? Seria falta de coragem? O que você pensa sobre isso?
Acredito que tudo isso pode ser em maior ou menor proporção, o motivo deste CALAR-SE.
A questão é: Aquilo que estamos sentindo e que não sai pela nossa boca (e que está nos incomodando), fica aonde se não foi jogado fora, se não foi enterrado, se não foi resolvido? Já parou para pensar nisso?
O fato é que nem sempre estamos prontos, seja para falar, seja para ouvir verdades e receber feedbacks. Outras vezes, não estamos prontos para aceitar nossas imperfeições, compreender que o outro pode não gostar de algo em nós, e que essa pessoa tem o direito de nos falar isso.
A comunicação bem falada, na hora certa, com as palavras escolhidas e bem pensadas, pode consertar muitos relacionamentos, melhorar a produtividade e auxiliar o trabalho em equipe.
A boa comunicação pode aproximar as pessoas e inclusive deixá-las mais saudáveis, pois conforme pesquisa da ISMA do Brasil, problemas relacionados a má comunicação dentro das empresas, acarretam em dores, que segundo ela, atinge em torno de 87% das pessoas. Isso é muito sério. (Se você quiser saber mais sobre esta pesquisa, leia o artigo “Será que a comunicação interfere em nossa saúde?”, clicando aqui.)
Enfim, a comunicação eficaz é a base para qualquer relacionamento, seja ele profissional, pessoal, afetivo... E por isso esse tema é tão importante.
Bem, por hoje vou finalizando por aqui e nos próximos artigos, vou abordar assuntos e dar algumas dicas sobre como podemos nos comunicar melhor, trazendo mais equilíbrio, produtividade e bem-estar para nossa vida.
Se você quiser colocar alguma situação específica, escreva aqui abaixo nos comentários, ou envie um email através do contato do site www.cintiaknaut.com.br, que terei a satisfação de responder e quem sabe até aprofundar seu assunto em um futuro artigo. Vamos juntos!
Eu e você HOJE, MELHORES do que ontem! Até breve!